Março terá bandeira tarifária verde.
Equatorial Maranhão traz orientação para uso adequado da energia, mesmo com condições adequadas

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou, nesta sexta-feira (28), que a bandeira tarifária verde continuará em vigor no mês de março, o que significa que não haverá cobrança adicional na conta de luz. A manutenção dessa sinalização indica condições projetadas para a geração de energia, principalmente devido aos níveis excessivos dos reservatórios das hidrelétricas.
O sistema de bandeiras tarifárias, em vigor desde 2015, reflete mensalmente os custos reais da geração de eletricidade. Os núcleos — verde, amarelo ou vermelho — são definidos pela ANEEL com base nas condições de produção de energia, diminuindo se houver ou não cobrança adicional na conta de luz.
Entenda o funcionamento do sistema de bandeiras tarifárias:
Bandeira Verde: Significa que a conta de luz não sofre nenhum acréscimo.
Bandeira amarela: Significa que as condições de geração de energia são menos desenvolvidas e contêm acréscimos.
Bandeira vermelha patamar I: Quando acionada, ela implica em tarifas de maior valor, devido ao maior custo de geração de energia naquele período.
Bandeira vermelha patamar II: Quando em vigor, a bandeira vermelha patamar II significa que as condições de geração de energia estão com custos ainda mais altos.
Embora não haja acréscimos na conta de luz, a Equatorial Maranhão reforça a importância do uso adequado e consciente de energia para evitar desperdícios. Confira algumas dicas para economizar:
• Evite abrir e fechar a geladeira com frequência;
• Verifique periodicamente a borracha da geladeira que, quando ressecada, causa desperdício de energia;
• Troque as lâmpadas antigas por novas de LED;
• É importante que os aparelhos de ar condicionado tenham uma tecnologia inverter, que são mais económicas;
• Retire da tomada os aparelhos que não estejam em uso. Mesmo em stand-by eles consomem energia;
• Acumule as roupas para lavar e passar de uma vez só, evitando o uso dos equipamentos diversas vezes;
• Utilize aparelhos eletrodomésticos que apresentem o selo PROCEL/INMETRO de economia de energia, com indicação “A”.
Laise Rabelo, Gerente de Relacionamento da Equatorial Maranhão, destaca que é fundamental que os consumidores mantenham hábitos responsáveis. “A Equatorial Maranhão segue orientando seus clientes sobre o uso adequado de energia, a fim de evitar desperdícios. Mesmo com a tarifa sem acréscimos, pequenas mudanças no dia a dia fazem a diferença, como desligar aparelhos da tomada quando não estiverem em uso e aproveitar ao máximo a iluminação natural”, afirmou.
FONTE:https://cubo.jor.br/2025/03/03/marco-tera-bandeira-tarifaria-verde/?fbclid=IwZXh0bgNhZW0CMTAAAR1s_9K4oiS6ik9Ohc3Lth9HDiMBTMuRlXaiC7Q_GbyKAB2R-2kSHto4z3I_aem_cCT8PL2Xf3XZ7wdkMLb0qQ
Comentários (0)