cover
Tocando Agora:

Governo Federal retoma 478 obras da saúde em 290 municípios, incluindo 12 no Maranhão

No Maranhão, 12 municípios foram contemplados com a retomada de 21 obras.

Governo Federal retoma 478 obras da saúde em 290 municípios, incluindo 12 no Maranhão
Governo Federal retoma 478 obras da saúde em 290 municípios, incluindo 12 no Maranhão (Foto: Reprodução)

O Governo Federal autorizou, nesta segunda-feira (27), a retomada de 478 obras na área da saúde em 290 municípios de todo o país. A medida, publicada no Diário Oficial da União, foi formalizada por meio de portaria assinada pela ministra da Saúde, Nísia Trindade. A iniciativa visa reativar, regularizar ou repactuar projetos paralisados, com o objetivo de ampliar e melhorar a infraestrutura de saúde pública no Brasil.


Dentre as 478 obras, 282 serão reativadas ou regularizadas, enquanto outras 196 tiveram autorização para repactuação. Os projetos incluem a construção e modernização de unidades de saúde, como 109 Academias da Saúde, 340 Requalifica UBSs (Unidades Básicas de Saúde), 19 UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), além de Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Centros Especializados em Reabilitação e até uma Unidade Básica de Saúde Fluvia.

Maranhão entre os estados beneficiados

No Maranhão, 12 municípios foram contemplados com a retomada de 21 obras. Açailândia, São Roberto e São Vicente de Férrer são as cidades com maior número de projetos, cada uma com três obras previstas. Outros municípios maranhenses beneficiados incluem Bequimão, Cantanhede, Colinas, Dom Pedro, Esperantinópolis, Itaipava do Grajaú, Nova Olinda, Paulo Ramos e Porto Franco.

Desafios e expectativas

Apesar do anúncio, a conclusão das obras ainda depende de fatores como a disponibilidade de recursos, a execução dos cronogramas e a superação de entraves burocráticos. Para muitos municípios, a retomada representa a esperança de ver projetos há muito paralisados finalmente saírem do papel.

Fonte: Cubo.com

Comentários (0)