cover
Tocando Agora:

Janeiro Branco: Maranhão é o estado com menos psicólogos na rede pública do Nordeste

Mais de 100 municípios do Nordeste não têm psicólogos e 70% não contam com psiquiatras

Janeiro Branco: Maranhão é o estado com menos psicólogos na rede pública do Nordeste
Janeiro Branco: Maranhão é o estado com menos psicólogos na rede pública do Nordeste (Foto: Reprodução)

A campanha Janeiro Branco visa conscientizar sobre a importância da saúde mental e incentivar a população a buscar ajuda psicológica. No entanto, dados recentes apontam que o Maranhão enfrenta desafios significativos nessa área, sendo o estado com o menor número de psicólogos na rede pública de saúde do Nordeste.

De acordo com levantamento realizado pela Agência Tatu, o Maranhão possui um psicólogo para cada 5.404 habitantes, totalizando 18,5 profissionais por 100 mil habitantes. Essa proporção é inferior à média nacional, sendo de 27,2 psicólogos por 100 mil habitantes. Em contraste, Alagoas apresenta a melhor proporção da região, com 41 psicólogos por 100 mil habitantes, equivalente a um profissional para cada 2.432 pessoas. 

Além disso, o estado apresenta a menor proporção de psiquiatras na rede pública do Nordeste, com 1,8 profissional por 100 mil habitantes, equivalendo a um psiquiatra para cada 53.359 habitantes. A média nacional é de 3,2 psiquiatras por 100 mil habitantes. 

A escassez de profissionais de saúde mental no Maranhão reflete desafios históricos e estruturais. Especialistas apontam para a necessidade de ampliação das políticas públicas voltadas para a saúde mental, incluindo a implementação de ações preventivas, psicoeducação e fortalecimento da rede de atendimento psicossocial. Leonardo Abrahão, presidente do Instituto Janeiro Branco, destaca a urgência de uma rede integrada e humanizada de cuidados, com profissionais capacitados e valorizados, para atuar como fator de prevenção ao adoecimento mental e emocional. 

A carência de psicólogos e psiquiatras na rede pública do Maranhão evidencia a necessidade de investimentos e estratégias para melhorar o acesso da população aos serviços de saúde mental, garantindo um atendimento adequado e eficaz.

https://cubo.jor.br/2025/01/21/janeiro-branco-maranhao-e-o-estado-com-menos-psicologos-na-rede-publica-do-nordeste/

Comentários (0)