INSS suspende bloqueio de benefícios por falta de “prova de vida” por seis meses.
Prova de Vida

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou a suspensão, por seis meses, do bloqueio de aposentadorias, pensões e outros benefícios devido à ausência da prova de vida.
A prova de vida é uma verificação periódica para comprovar que o beneficiário está vivo e pode continuar recebendo seu benefício.
Desde 2023, esse processo passou a ser responsabilidade do próprio INSS, que realiza a checagem cruzando informações de diversos bancos de dados do governo, como CPF, RG e passaporte.
O INSS justificou o adiamento como parte de um processo para aperfeiçoar o sistema de cruzamento de dados, com o objetivo de alcançar mais beneficiários e reduzir o número de convocações presenciais desnecessárias.
Mesmo com a suspensão, o instituto reforçou que as regras sobre a prova de vida não mudaram.
Caso não seja possível confirmar os dados por vias administrativas, o INSS pode convocar o beneficiário para:
– Comparecimento presencial em uma agência;
– Submissão a perícia médica (presencial ou remota).
A responsabilidade de garantir a continuidade dos pagamentos segue sendo do INSS, e não do beneficiário.
Esta mudança, implementada desde o ano passado, trouxe mais comodidade para aposentados e pensionistas, evitando deslocamentos desnecessários para a atualização do cadastro.
Fonte: https://portaloinformante.com.br/noticias/2025/01/inss-suspende-bloqueio-de-beneficios-por-falta-de-prova-de-vida-por-seis-meses/
Comentários (0)