POLÍCIA FEDERAL DESARTICULA GRUPO CRIMINOSO QUE FRAUDAVA CENSO ESCOLAR NO MARANHÃO
Operação Nonsense II
Na manhã desta quarta-feira, 27, a Polícia Federal deflagrou a Operação Nonsense II, com o objetivo de desarticular um esquema criminoso que fraudava o Censo Escolar Municipal de Serrano, no Maranhão.
A ação contou com o apoio da Controladoria Geral da União (CGU) e do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA).
De acordo com as investigações, o esquema envolvia a inserção de dados falsos no sistema EducaCenso, do Ministério da Educação, com a finalidade de inflar o número de alunos matriculados na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Essa manobra tinha como objetivo aumentar os repasses do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).
Entre 2018 e 2022, a quantidade de alunos registrados no EJA no município cresceu impressionantes 4.330%, o maior aumento percentual identificado em todo o Brasil.
O último Censo Escolar indicou que 36,29% das matrículas da rede municipal correspondiam à modalidade EJA.
Além disso, os dados apontavam que 15,06% da população total do município estaria matriculada nesse tipo de ensino, números que claramente destoam da realidade local.
A operação mobilizou 20 policiais federais para cumprir cinco mandados de busca e apreensão nas cidades de São Luís, Serrano e Apicum-Açu.
Além disso, foram determinadas medidas cautelares, como o afastamento dos agentes públicos envolvidos no esquema.
Se confirmadas as suspeitas, os investigados poderão responder pelos crimes de inserção de dados falsos, falsidade ideológica, associação criminosa, entre outros.
As penalidades poderão incluir multas, perda de função pública e reclusão, dependendo da gravidade dos atos praticados.
FONTE: https://www.blogdocastro.com.br/2024/11/policia-federal-desarticula-grupo.html
Comentários (0)