COLHEITA DE MELANCIA NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO CEARÁ É ACOMPANHADA POR SECRETÁRIO MUNICIPAL E ALUNOS DO IEMA.
COLHEITA DE MELANCIAS
Cururupu, 5 de novembro de 2024.
Nesta terça-feira foi Dia de Campo e o secretário municipal de Desenvolvimento Agrário, Abastecimento e Pesca de Cururupu, Ivanilson Reis esteve visitando à Comunidade Quilombola do Ceará acompanhado por sua equipe e estudantes do curso de Agricultura do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). A ocasião foi marcada pela colheita recorde de melancias produzidas pelo agricultor Luís Fonseca, um dos agricultores fornecedor do PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar assistido pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Abastecimento e Pesca (SEDAAP).
Durante a visita, o secretário destacou a satisfação em ver de perto o desenvolvimento e os resultados do trabalho dos agricultores atendidos pela SEDAAP, ressaltando em especial o empenho e a qualidade da produção de Luís Fonseca. “É gratificante acompanhar a dedicação e o crescimento dos agricultores como o senhor Luís, que com o apoio da nossa equipe e do SENAR, conseguiu realizar uma produção recorde em uma área bem pequeno,” declarou Ivanilson Reis.
Além de celebrar os frutos do trabalho agrícola local, a atividade representou uma importante oportunidade de aprendizado prático para os alunos do IEMA que atualmente estagiam na Secretaria. Ao acompanhar o processo de colheita, os estudantes puderam aplicar conhecimentos adquiridos em sala de aula e se envolver diretamente com as técnicas utilizadas na produção agrícola. A parceria entre o IEMA e a SEDAAP tem se mostrado fundamental para o fortalecimento e a qualificação dos futuros técnicos agrícolas de Cururupu e municípios vizinhos.
“Essa parceria proporciona aos alunos uma formação completa, unindo teoria e prática e preparando-os para os desafios da agricultura local,” afirmou Ivanilson. A atividade de campo não só enriqueceu o aprendizado dos estudantes, mas também fortaleceu a integração entre comunidade, instituições de ensino e órgãos de desenvolvimento agrícola, essencial para o crescimento do setor e para a formação de profissionais qualificados na região.
A visita e o apoio à colheita e o transporte da produção, simbolizam o compromisso da SEDAAP em valorizar a agricultura familiar e as comunidades quilombolas, promovendo uma agricultura sustentável e oferecendo suporte técnico.
FONTE: SEDAAP.COM
Comentários (0)