OUTUBRO VERDE: PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DO IEMA DESTACA PREVENÇÃO DE DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS.
PSE
Cururupu, 24 de outubro de 2024.
Edvaldo Fonseca, webjornalista.
Outubro Verde, ação promovida pelas Secretarias de Saúde e Educação, teve como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), com foco na sífilis e na sífilis congênita, que preocupam o estado do Maranhão, com 4.383 casos registrados entre 2012 e 2021.
A ação, realizada em 23 de outubro, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), contou com a participação de 268 alunos do ensino médio e incluiu palestras sobre a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), HIV/Aids, e o uso correto de preservativos. Também foram abordados temas como a dignidade menstrual e os cuidados com a gravidez na adolescência.
A campanha Outubro Verde faz parte de um esforço mais amplo para reduzir a incidência de doenças preveníveis, para alcançar a meta da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) de reduzir os casos de sífilis congênita para menos de 0,5 por 1.000 nascidos vivos até 2030, alinhada à Agenda 2030 da ONU.
A parceria entre as Secretarias de Educação e Saúde com as instituições de ensino visa garantir que informações essenciais cheguem aos jovens, e o sucesso da campanha no IEMA é o prelúdio das ações futuras que serão realizadas em outras escolas do município.
Comentários (0)