POR UNANIMIDADE, TSE CASSA MANDATOS DE VEREADORES EM CURURUPU
Decisão do TSE determina anulação de votos, recontagem e substituição de vereadores eleitos em 2020.
Nesta quinta-feira, 17 de outubro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por unanimidade, cassar os mandatos dos vereadores Dr. Henrique Chaves, Egnaldo Fonseca e Zito do Rumo, todos do Partido dos Trabalhadores (PT), eleitos no município de Cururupu nas eleições de 2020. A decisão, conforme noticiado pelo blog de Cláudio Mendes, ocorre após a corte julgar ilegal a chapa do PT no processo que tramitava sob a relatória do ministro André Mendonça.
Originalmente sob os cuidados da ministra Carmen Lúcia, o processo foi redistribuído após sua eleição à presidência do TSE. O ministro André Mendonça, novo relator, votou pela anulação dos votos da chapa, determinando a recontagem dos votos e a consequente perda dos mandatos dos três vereadores. A decisão foi acolhida por todos os ministros presentes na sessão, confirmando a ilegitimidade da chapa do PT de Cururupu.
A Justiça Eleitoral da comarca e do estado já havia emitido pareceres desfavoráveis à chapa petista, mas foi no TSE que se decidiu pela cassação definitiva dos vereadores. Com isso, a Câmara Municipal de Cururupu deverá receber novos vereadores que ocuparão as vagas deixadas por Dr. Henrique Chaves, Egnaldo Fonseca e Zito do Rumo, após a recontagem dos votos das eleições de 2020.
Agora, a Câmara de Cururupu precisará tomar as medidas cabíveis para cumprir a decisão judicial, que inclui a posse dos novos parlamentares eleitos. Com a saída dos três vereadores, a configuração política da Câmara será alterada, e o município de Cururupu deve enfrentar um novo cenário político nos próximos meses.
Comentários (0)