Governo promove encontro e discute cenário da Mpox no Maranhão; há 27 casos suspeitos no Estado
CUIDADOS NECESSÁRIOS
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza, nesta quinta-feira (29), o encontro “Mpox: o que precisamos saber”. O evento tem o objetivo de discutir as ações para enfrentar os desafios impostos pela doença no cenário mundial, e promover a atualização das diretrizes de vigilância epidemiológica, diagnóstico, manejo clínico e prevenção no Maranhão.
As ações de vigilância contra a Mpox foram mantidas no estado, e a atualização das recomendações epidemiológicas e as diretrizes do plano de contingência para a doença serão apresentadas durante o encontro. A medida é uma ação coordenada após a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar a Mpox como Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII).
O encontro reunirá profissionais de unidades de saúde da rede pública e privada da região metropolitana, de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), de laboratórios, bem como representantes do Instituto Acqua, Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), Instituto Vida e Saúde (Invisa), da Associação Brasileira de Assistência Social (Abeas), do Distrito Sanitário Especial indígena do Maranhão (DSEI/MA), Conselho de Enfermagem do Maranhão (Coren/MA), Conselho Regional de Farmácia do Maranhão (CRF/MA), Coordenação de Vigilância Sanitária de Portos, Aeroportos e Fronteiras no Estado do Maranhão, Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap/MA), Ministério Público do Estado do Maranhão (MPMA) e Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Maranhão (Sems/MA).
Mpox
Em 2024, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou a notificação de 27 casos suspeitos de Mpox, mas apenas um caso foi confirmado da doença no Maranhão, na cidade de São Luís. No ano anterior, foram notificados 159 casos suspeitos, e 21 casos confirmados.
O Ministério da Saúde reforça que a Mpox é uma doença causada pelo mpox vírus (MPXV), do gênero Orthopoxvirus e família Poxviridae. É uma doença zoonótica viral. Sua transmissão em humanos pode ocorrer por meio do contato tanto com pessoa infectada pelo mpox vírus como por materiais contaminados com o vírus. A transmissão ocorre por meio do contato próximo e prolongado (abraços, beijos, relação sexual) quando existem lesões na pele tais como erupções cutâneas, crostas, feridas e bolhas ou fluidos corporais (como secreções e sangue) em uma pessoa infectada.
https://johncutrim.com.br/governo-promove-encontro-e-discute-cenario-da-mpox-no-maranhao-ha-27-casos-suspeitos-no-estado/
Comentários (0)